A Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI e a Universidade de Brasília – UnB estão organizando o 7o Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2015 e o 7o Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação – CONGIC 2015, que serão realizados no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, de 2 a 5 setembro de 2015. Estes são eventos de caráter científico, com periodicidade bienal, e objetivam a discussão e reflexão sobre o design da informação no Brasil e em âmbito internacional. Os eventos tratarão dos seguintes eixos temáticos em design da informação:

Comunicação: Aspectos e questões relacionados à eficácia comunicacional de sistemas informacionais analógicos. Investigações enfocando o design de instruções, formulários, sistemas de signos, símbolos gráficos, mapas, artes sequenciais, roteiro, storyboard, fazem parte deste eixo temático.

Educação: Aspectos e questões referentes ao papel do design da informação na educação. São bem vindos estudos sobre currículos de graduação e pós-graduação, artefatos didático/instrucional, métodos e abordagens de ensino/aprendizagem numa perspectiva do design da informação, entre outros.

Sociedade: Aspectos e questões do design da informação relativas à produção e utilização de artefatos por indivíduos e seus efeitos na sociedade. Estudos em áreas como design social, design vernacular, produção artesanal, semiótica relacionados ao InfoDesign se enquadram neste eixo temático.

Tecnologia: Aspectos e questões do design da informação relativas à produção e utilização da tecnologia por indivíduos. Estudos em áreas como: interação humano/computador, design de hipermídia, visualização de dados, design de jogos, realidade aumentada, animação, broadcasting design e avaliação de interfaces computadorizadas se enquadram neste eixo temático.

Teoria e História: Abordagens/ contribuições históricas e teóricas ao design da informação. Pesquisas sobre pioneiros e primórdios do design da informação, propostas de taxonomias, assim como modelos e métodos para seu estudo, enquadram-se neste eixo temático.

A cada congresso convidamos profissionais/pesquisadores que consideramos ter contribuições relevantes na área de design, a apresentar uma palestra. Nos congressos anteriores (Recife, 2003; São Paulo, 2005; Curitiba, 2007; Rio de Janeiro, 2009; Florianópolis, 2011; Recife, 2013) estiveram presentes vários pesquisadores importantes na área de Design da Informação e áreas afins, como por exemplo: Karel van der Waarde, consultor e pesquisador na área de design instrucional do Ministério da Saúde da Bélgica e das Indústrias Philips; Jorge Frascara, professor Emérito da Universidade de Alberta, Canadá, é assessor, em símbolos gráficos, do ISO e do Canadian Standards Council, presidente do Icograda, tendo publicado nove livro; David Sless, diretor do Instituto de Pesquisa em Comunicação da Austrália, professor visitante na Universida de Coventry, Inglaterra; Peter Simlinger, Diretor do IIID e Editor do Information Design Journal; Richard E. Mayer, professor de psicologia da University of California, Santa Barbara (UCSB); Aaron Marcus, AM+A – Aaron Marcus & Associates, escritório especializado em user-interface design e visualização da informação; Carla Spinillo, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).