Logo_exporca_quadrado

GráficosRCA: 50 Anos e Além
GraphicsRCA é uma exposição de trabalhos originais dos alunos do Royal College of Art de coleções e arquivos especiais.

4 a 27 de setembro 2015; terça a domingo
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República – Mezanino

Curadoria
Teal Triggs
Jeff Willis
Richard Doust
Adrian Shaughnessy

Organização – Brasília
Celia Matsunaga
Marisa Maass
Renato Pattini

GráficosRCA: 50 Anos e Além releva a rica história do design gráfico no Royal College of Art.

A mostra é a primeira exibição das obras desenvolvidas por alunos e ex-alunos do Royal College of Art, Londres, no Brasil. O RCA é a mais importante universidade de Pós-Graduação em Arte e Design do mundo, vencendo em 2015, o QS World University Rankings.

Esta mostra é parte do 7o Congresso Internacional de Design de Informação 2015 – CIDI e 7o Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design de Informação, organizados pela Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI e a Universidade de Brasília – UnB.

Gráficos RCA ilustra como o RCA tem se mantido na vanguarda de todos os principais desenvolvimentos na comunicação gráfica e como hoje, sob a liderança do Professor Neville Brody, o curso se estabeleceu como uma das potências mundiais do Ensino do Design. Alguns dos nomes mais importantes do design gráfico britânico e mundial estudaram no RCA, dentre eles Alan Fletcher, Ridley Scott, David Gentleman e Len Deighton. Em anos mais recentes, figuras contemporâneas importantes e altamente influentes também surgiram. Estes incluem Jonathan Barnbrook, Morag Myerscough, FUEL, Graphic Thought Facility, Why not Associate, Daniel Eatock, Thomas Matthews, APFEL (A Practice for Everyday Life), Åbäke e Troika.

O curso de Design Gráfico do RCA foi fundado em 1948, sob a supervisão de Richard Guyatt que mudou radicalmente a ideia de artista gráfico (artista comercial) para o de profissional designer gráfico. Nesse período pós-guerra, Guyatt já visualizava a importância que tomaria esse profissional no futuro próximo. Os membros da equipe também têm estado na vanguarda da prática do design, debates críticos e educação. Estes incluem Richard Guyatt e Abrahan Games nas década de 50; Bob Gill, Jock Kinneir e Anthony Froshaug na década de 60; Ken Garland e Herbert Spencer na década de 70; Gert Dumbar, Derek Birdsall e Margaret Calvert na década de 80; Dan Fern na década de 90, e atual Decano da Escola, Neville Brody.