Marcos Braga

Marcos Braga possui graduação em Desenho Industrial (1985) e mestrado em Artes Visuais (1998) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU USP.
É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design, membro do Conselho Editorial da Revista Arcos da ESDI e membro do Conselho Cientifico da revista Linguagens Gráficas. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários artigos sobre história do design no Brasil e do livro ‘ABDI e APDINS RJ: História das Associações Pioneiras de Design do Brasil’, que obteve o 2o lugar na categoria ‘Trabalhos Escritos Publicados’ no 25º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. É um dos coordenadores da coleção de livros ‘Pensando o Design’ e organizou o livro ‘O Papel Social do Design Gráfico’.
Tem experiência em Desenho de Produto e Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho industrial, ensino, programação visual, comunicação visual e história do design no Brasil. É membro do grupo de pesquisa História, Teoria e Linguagens do Design e do Laboratório de Fundamentos da arquitetura e do urbanismo- LABFAU, ambos da FAU USP.