logo_cidi_horizontal (1)

 

Artigos aprovados para a categoria Pôsteres
(Organizados por Eixo Temático e em ordem alfabética de título)

PDF

 

Eixo Comunicação

O Aperfeiçoamento da Mensagem Emitida por Embalagens de Alimentos Congelados com o Suporte de Princípios Como Relações de Uso e Design da Informação. Luis Eduardo de Souza and Marli Everling.

Criação da Informação de Moda para a Internet: Utilização empírica de ferramentas do Infodesign pelas Blogueiras. Nara Rocha.

Infografia: tendências no design editorial a partir da revista Superinteressante. Bruna Rinaldi and Cassia Leticia Carrara Domiciano.

A interpretação infantil de procedimentos ilustrados. Rafaella Peres, Norminanda Vilar and Silvio Campello.

Maquetes e mapas de fluxo: ferramentas para o design da sinalização do Centro Universitário. Ricardo Esteves Gomes, Mauro Pinheiro and Viviani Gama Carnielli.

O projeto gráfico dos livros de bolso como elemento mediador da leitura. Sibelle Carvalho de Medeiros, Jackeline Lima Farbiarz and Barbara Jane Necyk.

Retórica do design: discurso visual e persuasão. Daniel Nogueira.

Seu Pimenta e a Infografia opinativa. Ary Moraes.

Um estudo experimental sobre a funcionalidade comunicativa das imagens dinâmicas de manuais de produtos eletroeletrônico. Renata Garcia Wanderley.

Eixo Educação

Criatividade, inovação e informação nas produções dos programas de pós-graduação em design no Brasil. Ricardo Triska, Jorge Dolzan and João Vela.

O design da informação nas estratégias e métodos de design thinking aplicados ao ensino fundamental. Iara D. Zorzal, Sebastana L. B. Lana and Ricardo Triska.

O ensino da tipografia no contexto dos cursos de design de Florianópolis e região: uma abordagem qualitativa. Mary V. M. de Lima and Berenice S. Gonçalves.

Estruturação de conteúdo e práticas educativas: uma análise da transição entre o impresso e o digital. Gabriel Lyra Chaves and Daniela Favaro Garrossini.

Estudantes deficientes e não deficientes: Similaridades e divergências nas operações sob a luz da Teoria da Atividade. Janaína Branco.

A experiência interdisciplinar na metodologia de desenvolvimento de jogos. Tiago Barros Pontes e Silva and Carla Denise Castanho.

Formação de profissional reflexivo: análise dos cursos de Design e o ENADE. Cláudio Ferreira, Miriam Lona and Vanessa Chimirra.

Legibilidade e leiturabilidade: a correlação entre leitura e escrita a partir de opiniões de professores do ensino fundamental. Daniel Lourenço and Solange Coutinho.

Leitura infantil: aspectos metodológicos e avaliativos envolvendo legibilidade e leiturabilidade. Daniel Lourenço and Solange Coutinho.

Um olhar para as salas de aula sob a perspectiva do Design da Informação. Erika Ferreira and Solange Coutinho.

O planejamento de projetos em design: reflexões sobre a abordagem apresentada nos processos metodológicos de desenvolvimento de projetos presentes no ensino de design no Brasil. Giselle B. Follmann and Viviane G. Ribas El Marghani.

Princípios para análises gráficas de capas de disco de vinil. Luiz Gomes, Marcos Brod Junior, Ligia Medeiros and Valeria Santana.

Rede educativa inhotim: design da informação e metodologia educativa com uso de rede digital e aplicativo móvel. Cláudio Rodrigues, Sérgio Silva and Maria Rapolês.

Relação entre o design emocional e a teoria da aprendizagem: ferramentas para o estudo da interação da criança com o brinquedo. Lais Rodrigues and Silvio Barreto Campello.

Segurança marítima através do Design da informação. Yazmin Pamela da Silva Moroni and Janaina Luisa da Silva Moroni.

Tópicos Especiais em Design e Educação – Piaget, Vygotsky, Freire em um Design participativo, instrucional e transdisciplinar. Renata Lima.

A visualização de informação no material didático para Educação a Distância desenvolvido no Instituto Federal de Santa Catarina. Luciano Adorno, Gilson Braviano and Francisco Fialho.

Eixo Sociedade

Construção de sonda cultural: aspectos emocionais na percepção de qualidade do vinho brasileiro. Marcelo Castro, Andrea Júdice, Marcelo Júdice and Bárbara M. de Velasco.

Eixo Tecnologia

Adaptações de obras clássicas da literatura para dispositivos móveis. Julio Alessi and Akemi Ishihara.

A ampliação da percepção da interface para pessoas com deficiência visual através de recursos em smartphones: Uma perspectiva do design da informação sobre a acessibilidade digital. Antonio Filho and Gabriele Santos.

Análise da interface do livro digital interativo Volcano Boy. Marcele Cassol Licht, Bruno Carvalho de Melo Rodrigues and Berenice Santos Gonçalves.

Aplicando as heurísticas de Nielsen em dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa para autistas. Angela Samways Murta, Natália de Melo Franco and Robson do Nascimento Fidalgo.

Características projetuais do design responsivo para interfaces digitais. Lucas Anjos and Tobias Mülling.

Dados abertos para a e-cidadania: uma experiência em design da informação para a apresentação do Relatório e Parecer Prévio Sobre as Contas do Governo Federal brasileiro. Gabriela Assreuy, Marina Cunha, Matheus Santos, Daniela Garrossini and Cristiane Arakaki.

Os desafios da utilização da tecnologia como fator de integração social. Daniela Barbosa.

Desenvolvimento rápido de elementos gráficos para jogos digitais utilizando Pixel Art. Vinicius Castro, Wagner Nitsch and Felipe Marlon.

Design da Informação e Análise de Redes Sociais: explorando formas de visualização de redes. Gabriela Zago.

Design de aplicativos móveis para saúde: framework com foco em persuasão. Maria Luiza Demonte and Virginia Tiradentes Souto.

A gestão do design e a reestruturação da capacitação na UFSC: Portal da Capacitação. Leandro Machnicki Altaniel and Monica Stein.

A impressão 3D contribuindo em projetos de design da informação. Natal Chicca Junior, Solange Galvão Coutinho and Leonardo Gómez Castillo.

Investigando projeções: critérios para a análise de apresentações digitais de slides. Renata Cadena and Solange Coutinho.

Medida de Experiência do Usuário para Websites de Notícias (MEUWN): evidencia de validação de um questionário. Renato Rojas da Cruz and Virginia T. Souto.

Redesign do Sistema RLE (Registro e Licenciamento de Empresas) com foco em experiência do usuário. Keyle Menezes and Yara Athayde.

As tecnologias de interação e as relações de uso pela terceira idade: um estudo de caso no segmento de linha branca. Victor H. Fagundes and Adriane Santos.

O texto em ambientes de bibliotecas digitais: uma análise dos elementos da narrativa digital. Juliane Vargas Nunes and Berenice Santos Gonçalves.

Eixo Teoria e História

Análise dos aspectos gráficos do Jornal Vanguarda. Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueiredo Bezerra and Rosângela Vieira de Souza.

Art Nouveau Boêmia: a influência de Alphonse Mucha nas ilustrações de Calixto Cordeiro. Deisson Xenofonte and Mariana Hennes.

Aspectos metacognitivos na interação do usuário com artefatos informacionais durante o wayfinding em hospitais. Kelli Cas Smythe and Carla Spinillo.

A evolução dos manuais de instrução das próteses auditivas sob a perspectiva do design. Camila Medina, Deborah Viviane Ferrari and Cassia Leticia Carrara Domiciano.

O estudo da interação dos usuários com produtos digitais sob a perspectiva das múltiplas mediações. Carolina Calomeno.

O impacto das mídias de ficção especulativa no design de interação. Allan Mendes and Tiago Barros Pontes e Silva.

A influencia da cultura impressa nos tipos digitais das primeiras GUIs. Dennis Messa da Silva.

Levantamento do estado da arte: memória gráfica, patrimônio cultural e participação do observador ativo na significação dos artefatos. Camila Vasconcelos, Fábio Campos and Hans Waechter.

Memória Gráfica Brasileira – Da memória ao efêmero: o caso das capas de discos de vinil. Shayenne Resende Reis, Edna Oliveira Cunha Lima and Guilherme da Silva Cunha Lima.

Pequeno dicionário de tipografia: da árvore ao labirinto. Sérgio Antônio Silva.

Towards a Taxonomy for Drawing Based on the Media Ecology Principles. Nora Aguilar and Luiz Antonio Coelho.

Visualização das transformações da paisagem belo-horizontina: De Aarão Reis aos dias atuais. Roberto dos Santos and Thiago Fialho.