CONVIDADOS

Francisco M. Providência (Universidade de Aveiro - Portugal)

 

Design de comunicação (branding, territorial, identidade visual, informação social), design industrial (desenho de bens industriais transacionáveis, função simbólica dos artefactos e sustentabilidade material) e dispositivos de alta complexidade (museografia, dispositivos tecnológicos, e museografia do próprio design).

Carla Galvão Spinillo

 

PhD, University of Reading-GB, 2000 e pós-doutorado na University of Avans, Holanda, 2010. É docente e pesquisadora na UFPR-Universidade Federal do Paraná. Foi coordenadora do PPGDesign por duas vezes, e membro do Conselho Universitário (2009-2010). É Bolsista Produtividade do CNPq para condução de pesquisa em design da informação, linguagem gráfica e alfabetismo visual. Seu principal interesse em pesquisa é na área de saúde com foco em instruções visuais impressas e animadas, tendo publicado nesses temas no Brasil, Alemanha, Inglaterra, EUA, Argentina e no México. Além de sua atuação acadêmica, foi co-editora da Revista Brasileira de Design da Informação - InfoDesign (2003-2013). Atualmente é editora geral do IDJ-Information Design Journal (John Benjamins Publishers, Holanda), editora associada do Books of Selected Readings of the IVLA -International Visual Literacy Association (EUA) conferences e membro do corpo editorial do JVL- Journal of Visual Literacy (EUA). Foi co-fundadora da SBDI- Sociedade Brasileira de Design da Informação (2002), sendo duas vezes presidente da mesma, e membro do corpo de diretores do IVLA e do Publication Committee (2008-2010), sendo associada a estas instituições.

http://lattes.cnpq.br/9225329032880634

Priscila Lena Farias

 

Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É Bacharel em Comunicação Visual (Desenho Industrial) pela Fundação Armando Alvares Penteado (1984), Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1997 e 2002) e Livre-Docente pela FAU USP (2016). É professora do Departamento de Projeto da FAUUSP e do Programa de Pós-graduação em Design da mesma instituição, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior, tais como Journal of Design History, The Design Journal, Design and Culture, Information Design Journal e Communication Design. Atua como parecerista para várias entidades científicas, tais como FAPESP, CAPES e CNPq. Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, semiótica, tipografia, design de tipos, história do design e design da informação.

http://lattes.cnpq.br/7204930940034076

Solange Galvão Coutinho

 

Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), doutorado em Typography & Graphic Communication – University of Reading (1998). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal de Pernambuco e Pesquisador PQ2/CNPq, Pesquisador do CRICC – Centre de Recherche Image, Culture et Cognition da Paris 1 – Pantheon Sorbonne. Membro do Comitê Científico do Archives George Henry Luquet, França; Líder dos Grupos de Pesquisa em Design da Informação e RIDE – Rede Internacional DEsign/Educação. Membro do Conselho Editorial do Information Design Journal – IDJ; Membro do Conselho Editorial da InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação e da Estudos em Design. Membro da: Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI; Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP; International Society for Education Through Art; The Ephemera Society; Associação Brasileira Ergonomia – ABERGO e Diretora de Inovação da UFPE. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design da informação, design/educação, linguagem gráfica, memória gráfica, dispositivos educacionais.

http://lattes.cnpq.br/9487486919525854

Desenvolvido por Laboratório LEXUS - UFRN