Clive Richards é presidente do Instituto Internacional de Design de Informação (IIID) com sede em Viena e professor convidado da Universidade de Brighton. Autor de numerosos trabalhos de pesquisa, ele é um educador e designer experiente, e tem sido extensivamente envolvido com órgãos profissionais nacionais e internacionais. Até 2009, ele foi Professor de Design de Informação na Coventry University e atualmente é Diretor de Pesquisa no Instituto de Arte e Design de Birmingham.

Sua pesquisa de doutorado no Royal College of Art, Londres, sobre design de diagramas, foi alicerce para trabalhos teóricos nesta temática. Clive recebeu vários subsídios de fomento à pesquisa em sua carreira e possui numerosos artigos, livros e capítulos publicados sobre seus estudos. Ele foi Professor de Design da Informação na Coventry University, além de Diretor Associado da Coventry School of Art and Design, até 2009.

Clive foi presidente da Chartered Society Designers (CSD) de 2007 a 2009, e membro do sub-painel de arte e design do Universities Research Assessment Exercise (RAE) em 2008 no Reino Unido. Atualmente, também é membro do Double Crown Club e do Art Workers ‘Guild de Londres e dirige seu escritório de consultoria em design em Earlsdon, Coventry.