Mostra Brasileira de Design da Informação

Cartaz INFOGRAFIA NO BRASIL: panorama de uma linguagem multimodal

Autor

  • Daniel Moura Nogueira

Cliente Projeto Infoview

Ano 2019

Qual era o desafio?

O problema a ser resolvido era a necessidade de se confeccionar uma peça capaz de reunir 5 anos de dados coletados acerca da educação, evolução e premiações internacionas da infografia brasileira. Os dados constam na tese Infografia no Brasil: panorama de uma linguagem multimodal, defendida em 2019.

Qual foi a solução?

Um cartaz 50x70cm foi confeccionado como forma de difundir os dados em uma única peça gráfica. As informações foram disponibilizadas de maneira modular, representando os principais capítulos da tese, ordenadas em um grid de 6 colunas. O cartaz possui duas linhas do tempo, gráficos indicando as premiações brasileiras no Malofiej no período entre 1993 e 2018 e visualizações de dados indicando a presença de disciplinas relacionadas ao tema em cursos superiores de design e jornalismo. Elementos tipográficos, paleta de cor, proporções e grafismos auxiliam a manutenção de um conjunto

Quais foram os resultados?

O cartaz conseguiu cumprir o objetivo de reunir os dados emu ma única peça gráfica. Cabe citar, ainda, que o cartaz estimulou a curiosidade e a procura pela tese que representa. Normalmente, uma tese torna-se um tipo de texto restrito ao mundo acadêmico, tendo em vista a formalidade e diretrizes acadêmicas que devem ser obedecidas. No entanto, o cartaz do presente projeto fez com que a busca pelo texto original fosse além do meio acadêmico, levando alunos e entusiastas a consultar os dados em seu formato original.

Equipe

Design gráfico, infografia e mapas, bem como pesquisa e textos, realizados pelo autor (Daniel Moura Nogueira).