Mostra Brasileira de Design da Informação

Como ler infográficos? Estratégias de informação e desinformação sobre a covid-19

Autor

  • Daniel Melo Ribeiro

Ano 2020 e 2021

Qual era o desafio?

O projeto foi motivado pela covid-19. A infografia passou a ser adotada como um recurso comunicacional importante, traduzindo as informações técnicas sobre a pandemia. O objetivo é estimular a reflexão crítica sobre a leitura de infográficos, a fim de orientar a população sobre esse formato de representação da informação.

Qual foi a solução?

1) Revisão bibliográfica sobre design da informação, infografia, semiótica e diagramas. 2) Coleta dos infográficos com ampla circulação. 3) Criação de identidade visual inspirada em elementos da infografia. 4) Elaboração de um roteiro de análise de infográficos. 5) Entrevista com especialistas da área.

Quais foram os resultados?

1) Ganhador do prêmio Expocom Regional Sudeste – Melhor projeto de extensão na área de comunicação. 2) Publicação de 1 artigo em revista científica 3) Apresentação de trabalhos em eventos da área. 4) Estímulo à prática extensionista, no diálogo entre universidade e sociedade para a divulgação científica.

Equipe

PROFESSORES DA UFMG
Daniel Melo Ribeiro (Coordenador) – Departamento de Comunicação Social
Carlos Frederico De Brito D’Andrea – Departamento de Comunicação Social
Geane Carvalho Alzamora – Departamento de Comunicação Social
PROJETO DE EXTENSÃO (BOLSISTAS)
Franklin Henrique Dos Santos Limeira – Graduação Relações Públicas, DCS
Iuri Francisco Mustafa Cordeiro – Mestrado Comunicação Social, PPGCOM

PROJETO DE EXTENSÃO (VOLUNTÁRIOS)
Paulo Henrique Puiati Ferreira – Graduação Publicidade e Propaganda, DCS
Eliane Grazielle Estevão – CEDECOM – Comunicação Social, PPGCOM
Fábio Amaral De Oliveira Paes – Mestrado Comunicação Social, PPGCOM
Julia Ester De Paula – Doutorado Comunicação Social, PPGCOM
Enaile Almeida de Andrade – Graduação Jornalismo, DCS
Gabriela Francine Camargo – Graduação Jornalismo, DCS
Luigy Bitencourt Hudson – Graduação Jornalismo, DCS