Mostra Brasileira de Design da Informação

Consciência social acerca dos perigos das “fake news” através do Design da Informação

Autor

  • Tayane da Costa

Ano 2019

Qual era o desafio?

Devido ao aumento em massa das "fake news" e seus efeitos nocivos para a sociedade nos últimos anos, percebeu-se a necessidade de haver um esclarecimento melhor sobre o tema para conscientizar as pessoas sobre as consequências perigosas de se disseminar esse tipo de conteúdo.

Qual foi a solução?

A solução final foi um infográfico interativo e intuitivo, com temas como política, saúde e religião (assuntos que mais circulam como "fake news"). O visual traz o sentido de urgência e seriedade pela paleta de cores, e foi projetado para o meio digital exatamente por ser o ambiente "causador" do problema.

Quais foram os resultados?

Espera-se que o projeto possa ser compartilhado e acessado por todas as pessoas que ainda acreditam ou não sabem distinguir "fake news" da verdade, como modo de auxílio e esclarecimentos sobre alguns fatos envolvendo o tema.

Equipe

Autora do Trabalho de Conclusão de Curso: Tayane da Costa
Orientadora: Isadora Burmeister Dickie