Mostra Brasileira de Design da Informação

Desenvolvimento de uma interface gráfica e mecânica para Serious Games em saúde: Um projeto de caso clínico da Universidade Aberta do SUS da UFMA (UNA-SUS/UFMA)

Autor

  • Larissa Ugaya Mazza

Ano 2019

Qual era o desafio?

Propor uma interface gráfica (GUI) com abordagem de design da informação para jogo sério de capacitação de médicos, contextualizado no SUS e na realidade da população, agregando elementos de engajamento dos usuários/players, para ser um jogo-referência (design sistêmico), visando escalonamento/produção em série de jogos temáticos em saúde.

Qual foi a solução?

Uma interface replicando cenário e personagens (médicos, pacientes) de UPAs para atender casos clínicos, com padrão cromático da UNA-SUS/UFMA e estilo desenho. As etapas de atendimento médico são as fases do jogo, acessadas por ícones numa barra de navegação. O design da informação beneficia o jogador nas tomadas de decisão (e.g., legibilidade, clareza).

Quais foram os resultados?

Personagens e cenários concebidos de forma modular, permitindo variações pela combinação de partes, sustentando a serialidade da GUI. A interação ocorre como diálogo, promovendo o desafio e determinando a pontuação. São dados feedbacks pedagógicos como suporte ao aprendizado. Foram realizados testes com usuários, que embasaram ajustes ao projeto.

Equipe

Larissa Ugaya Mazza – desenvolvimento da interface (discente TCC/UFPR)
Carla Galvão Spinillo – orientadora TCC (Departamento Design/UFPR)
Daniella Michelena Munhoz – designer de jogos (Departamento Design/UFPR)
Luciane Maria Fadel – consultora de jogos (UFSC)
Ana Emília Figueiredo de Oliveira- Coordenadora de conteúdo (Diretora da UNA-SUS/UFMA)