Mostra Brasileira de Design da Informação

EVA – Evidências sobre Violências e Alternativas para Mulheres e Meninas

Autor

  • Café.art.br

Cliente Instituto Igarapé

Ano 2020

Qual era o desafio?

Projeto financiado pela Uber e idealizado pelo Instituto Igarapé, que foi responsável pela compatibilização de bases de dados de pesquisas de vitimização e sistemas de saúde e segurança públicas, a fim de investigar as diversas instâncias da violência contra a mulher no Brasil, México e Colômbia.

Qual foi a solução?

Plataforma que disponibiliza, para os três tipos de dados, gráficos e mapas que possibilitam o recorte por idade, raça e/ou categorias de agressão, e até mesmo evidenciam a diferença entre os registros dos sistemas de saúde e segurança, tanto em visões comparativas quanto detalhadas para cada país.

Quais foram os resultados?

Ao divulgar os dados junto à informações sobre as leis e iniciativas de combate à violência contra a mulher nos três países, mesmo que de maneira parcial, a plataforma traça um panorama deste tipo de violência na América Latina e fornece insumos para novas políticas públicas pautadas em evidências.

Equipe

Equipe Café.art.br: Leandro Amorim, Erlan Carvalho, Gabriela Alcoar, Wendel Anthuny e Pedro Rodrigues.

Equipe Instituto Igarapé: Renata Giannini, Elayne Cirne, Barbara Fernandes, Raphael Durão, Douglas Bastos, João Victor Marinho Bechara, Renan Almeida e Raphael Melo.