Mostra Brasileira de Design da Informação

Meetup DatavizRio

Autor

  • Julia Giannella

Ano 2019 a 2021

Qual era o desafio?

O Meetup DatavizRio é motivado por dois principais desafios: 1) medir o pulso do interesse por visualização de dados no Brasil, isto é, entender quem são e o que fazem os praticantes e entusiastas deste assunto no país; 2) construir um espaço não formal de reflexão crítica, troca e aprendizagem sobre a prática de visualização de dados no contexto do Design, no qual profissionais, estudantes, pesquisadores e curiosos possam participar.

Qual foi a solução?

O Meetup DatavizRio configura-se como um ciclo de encontros públicos, descontraídos e gratuitos voltados para a apresentação e discussão de projetos e tópicos ligados ao tema da visualização de dados a partir da ótica do Design da Informação. Sua divulgação acontece a partir de uma identidade visual básica, um website, um mailing list e redes sociais. Até o momento, realizamos 16 edições do meetup, sendo 11 presenciais e 6 virtuais.

Quais foram os resultados?

1) Aumento de visibilidade nas redes sociais; 2) Parceria com outras instituições (FGV, UFRJ, MCTI, Firjan, Escola de Dados, Social Good Brasil, Petrobras, Globo, etc.) para oferta de palestras, workshops e cursos); 3) Tema de artigo apresentado no 9º Congresso Internacional de Design da Informação; 4) O Meetup DatavizRio foi contemplado no edital Nº 16/2019 da Faperj para apoio à organização de eventos.

Equipe

Júlia Giannella – fundadora e curadora dos meetups

Leandro Amorim – co-fundador e co-curador dos meetups