Mostra Brasileira de Design da Informação

Organized Crime Index – Africa

Autor

  • Café.art.br

Cliente The Global Initiative Against Transnational Organized Crime (GI-TOC), The Institute for Security Studies Africa (ISS Africa) e INTERPOL.

Ano 2020

Qual era o desafio?

O Índice visa dar insumos a órgãos continentais formuladores de políticas para priorizarem intervenções baseadas na avaliação holística do crime organizado. O desafio foi transformar os insumos em visualizações interativas e exploratórias, que dessem uma visão geral da relação de países com o crime.

Qual foi a solução?

Uma visualização de dados exclusiva e uma ferramenta multidimensional para apresentar o Índice, que é representado pelo artefato da ponta de lança e muro, que permite comparações rápidas. Há também um mapa coroplético que mostra a pontuação dos mercados, atores e indicadores de resiliência.

Quais foram os resultados?

O projeto ajuda os atores engajados no tema a estarem bem informados para o desenvolvimento de estratégias no combate ao CO no continente africano. O Índice recebeu aporte do Dep. de Estado Americano e será lançado em breve o Global OC Index, mapeando o crime organizado em todo o mundo.

Equipe

Equipe Café.art.br: Leandro Amorim, Henrique Ilidio, Erlan Carvalho, Renata Guterres, Wendel Anthuny, Erico Rosa, e Guilherme Lobo.

Equipe GI-TOC: Tuesday Reitano, Eric Pelser, Nina Kaysser, Laura Adal, Lyes Tagziria e Claudio Landi.