Mostra Brasileira de Design da Informação

PLANGEA – Planejando o Uso Integrado da Terra

Autor

  • Café.art.br

Cliente Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e ONU Meio Ambiente

Ano 2019

Qual era o desafio?

O processamento de dados do IIS era lento e o resultado eram imagens de altíssima resolução. Uma simples troca de variável para visualizar um novo mapa era inviável para o usuário comum. Os desafios foram exibir os dados rapidamente, online e de forma intuitiva.

Qual foi a solução?

Uma ferramenta que usa dados pré-processados em intervalos-chave gerando 480 imagens, a adaptação do modelo 3D navegável e um servidor de mapas para dados topográficos. A troca das imagens é feita pela própria interface, deixando a navegação intuitiva e ilustrando o impacto potencial da metodologia.

Quais foram os resultados?

Uma plataforma de apoio à decisão que otimiza o planejamento integrado do uso da terra, restauração e agricultura sustentável, ajudando na priorização e quantificação dos impactos para os mais diversos ecossistemas. É um projeto pioneiro e complexo, tornado possível pelo design e tecnologia.

Equipe

Equipe Café.art.br: Leandro Amorim, Gabriela Alcoar e Guilherme Lobo.

Equipe IIS: Bernardo Strassburg, Alvaro Iribarrem, Hawthorne Beyer, Carlos Leandro Cordeiro, Renato Crouzeilles, Catarina Jakovac, André Braga Junqueira, Eduardo Lacerda, Agnieszka Latawiec e Fernanda Gomes.